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QUAIS SÃO AS ETAPAS DO FUNIL DE CONVERSÃO? COMO OTIMIZAR?

COMO UTILIZAR O INSTAGRAM PARA ANUNCIAR SEUS PRODUTOS?
1 de março de 2023

Quais são as etapas do funil de conversão? Como otimizar cada um deles?

Quando potenciais clientes visitam seu site ou loja online, é natural que você queira que eles comprem algo o mais rápido possível. No entanto, nem todas as pessoas estarão prontas para comprar algo ainda.

Os consumidores estão sempre procurando informações on-line e, às vezes, não agem imediatamente. Por exemplo, eles podem simplesmente se distrair, não ver o valor em sua oferta ou não acreditar que realmente precisam da solução.

Seja como for, nem sempre você conseguirá atrair ou converter um cliente na primeira visita. Por outro lado, você pode trazê-los para o funil de conversão e usar algumas etapas para convertê-los de prospects em clientes.

Mas antes de entrarmos mais nos estágios principais, vamos dar uma olhada no que realmente é um funil de conversão!

O QUE É UM HIT DE CONVERSÃO?
O funil de conversão, ou funil de vendas, é a jornada que cada um de seus clientes percorre desde a descoberta de um problema até a obtenção de uma solução. Assim como as etapas do processo de vendas, existem diferentes etapas que levam um cliente a adquirir um produto ou serviço.

A metáfora do funil é usada para ilustrar a redução gradativa do número de leads que são levados à conversão. Nem todo mundo que encontrar sua oferta realmente a comprará.

Em geral, o funil de conversão é dividido em “topo”, “meio” e “fundo”, o que ajuda a determinar as estratégias de marketing certas para aumentar as conversões.

Esses termos expressam o quão próximo um cliente em potencial está do seu produto, ou seja, quanto mais fundo no funil ele estiver, mais próximo estará de comprar sua oferta.

QUAIS SÃO AS ETAPAS DE UM DRIVE DE CONVERSÃO?
O modelo de funil de conversão quase sempre depende do tipo de negócio que você administra, mas é comum que seja dividido em 4 etapas principais que seguem o método AIDA:

Atenção;
interesse;
desejo;
Ação.
Etapas adicionais ou nomes diferentes podem ser atribuídos de acordo com a jornada do cliente, mas o objetivo é o mesmo: criar um funil de conversão visa trazer mais pessoas em cada etapa. Por fim, eles concluem a última etapa ou executam a ação desejada.

Embora cada etapa do funil tenha seu objetivo, como veremos em detalhes a seguir, o objetivo principal é sempre a conversão, o que na maioria das vezes significa uma venda.

1. ATENÇÃO
O primeiro passo em sua jornada de conversão é capturar a atenção do seu público-alvo. Por exemplo, se você tem um site, seria o caso de atrair visitantes, seja por meio de estratégias de inbound ou outbound marketing.

É aqui que é importante aumentar a conscientização sobre sua empresa e seus produtos. A maioria das empresas de comércio eletrônico tende a atrair a atenção por meio de tráfego pago, mídia social, campanhas de marketing de conteúdo e pesquisa orgânica.

A propósito, observe o custo de aquisição do cliente (CAC) nesta etapa do funil de conversão. Essa métrica representa o valor gasto para adquirir um novo cliente.

2. INTERESSE
No mesmo cenário acima, esta segunda etapa do funil de conversão reflete o aumento do interesse dos visitantes do seu site em seus produtos e serviços.

Isso significa que o objetivo é oferecer conteúdo atraente, ofertas atraentes e design atraente que desperte o interesse das pessoas. As técnicas de copywriting em títulos, headlines e textos devem mostrar que sua empresa tem algo que o potencial cliente deseja.

A estratégia de pedir a um visitante que se inscreva em uma página de destino em troca de descontos ou conteúdo gratuito funciona muito bem. Ainda mais quando consideramos que essa etapa está no meio do funil.

3. DESEJO
O próximo passo é demonstrar desejo no prospect construindo confiança. Isso pode ser feito por meio do aprendizado, ou seja, você educa o consumidor sobre a importância de resolver determinado problema de forma a criar nele um sentimento de “querer”.

Os visitantes que chegam a essa etapa da jornada são considerados leads altamente qualificados e precisam ser nutridos ao longo da jornada com conteúdos cada vez mais específicos.

Por exemplo, em uma campanha de e-mail marketing, são enviados e-mails com o objetivo de fornecer informações personalizadas para manter o interesse de clientes em potencial, levando-os ao checkout e à compra.

4. AÇÃO
A etapa final e crucial do funil de conversão é a ação. Até este ponto, seus leads passaram pelo funil por meio de ações menores, como se inscrever em um boletim informativo, baixar um e-book, assistir a um vídeo e muito mais. Estas são consideradas “microconversões”.

No entanto, o objetivo final é convencer seus clientes em potencial e convertê-los em uma compra. Se muitos leads chegam a esse estágio e não compram, é possível que suas estratégias de nutrição de leads precisem de otimização ou sua oferta não seja atraente o suficiente.

Ao mapear as etapas do seu funil de conversão, você notará que apenas uma pequena porcentagem dos visitantes que você capturou no início chegará ao carrinho de compras e concluirá a transação.

Portanto, lembre-se de que mesmo as menores alterações e melhorias em cada etapa podem ter um impacto significativo nos resultados. Para aumentar a taxa de conversão do seu funil, você precisa entender o comportamento dos seus clientes e determinar de quais etapas eles “sairão”.

COMO OTIMIZAR A TAXA DE CONVERSÃO?
A melhor maneira de otimizar seu funil de conversão é analisá-los nos estágios “superior”, “meio” e “inferior”. A função do caminho superior é atrair novos visitantes, o caminho do meio é converter novos visitantes em leads qualificados e a parte inferior do caminho é onde ocorrem as compras.

Cada parte do funil de conversão precisa ser abordada de maneira diferente e, portanto, diferentes técnicas de marketing precisam ser usadas.

OTIMIZE O TOPO DA UNIDADE DE CONVERSÃO
otimize suas palavras-chave para pesquisa e tráfego pago;
recalibre seus anúncios no Facebook, Instagram, etc.;
crie conteúdo exclusivo otimizado para palavras-chave (postagens de blog, e-books, infográficos, vídeos e muito mais)
investir em conteúdo e estratégias de mídia social;
acompanhar CRO (otimização da taxa de conversão).
OTIMIZE NO MEIO DO DRIVE DE CONVERSÃO
demonstrar os benefícios de seus produtos ou serviços;
apresentar depoimentos, análises de produtos, estudos de caso, etc.;
entender as expectativas de seus clientes;
realizar testes A/B contínuos;
coletar feedback;
rastreie as principais métricas de SaaS.
OTIMIZE O FUNDO DA UNIDADE DE CONVERSÃO;
criar experiências personalizadas e direcionadas;
manter um relacionamento próximo com o cliente;
investir em automação e táticas de e-mail marketing;
criar uma campanha de remarketing;
enfatizar a importância dos produtos,
alertas sobre promoções e quedas de preços.
O funil de conversão pode parecer complicado, mas se você planejar e obter os dados certos, poderá melhorar a experiência de seus prospects e gerar mais vendas. Então, antes que você perceba, você terá um funil de conversão que supera a concorrência!

Este artigo foi escrito pelo autor convidado Gabriel Marquez, empresário e fundador da NFE.io, que oferece uma API para gerenciamento e faturamento automatizado. O NFE.io é um sistema de faturamento e faturamento que automatiza tarefas repetitivas e ajuda você a economizar tempo e reduzir custos.

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